Química Geral Experimental

LENZI; FAVERO; SILVA; GIMENES
FREITAS BASTOS

426,00

Sob encomenda
7 dias


Química Geral Experimental é um trabalho elaborado por uma equipe de professores universitários, os quais, durante anos, ministraram a disciplina Química Geral Experimental no 1° ano dos Cursos de Graduação que possuem Química na sua grade curricular, entre eles, Licenciatura e Bacharelado em Química, Engenharia Química, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Farmácia, Bioquímica, Agronomia, Física, Zootecnia, Biologia e outros. A obra é apresentada em 28 unidades, das quais, 7 tratam da introdução do aluno ao laboratório e a obtenção de medidas com caráter científico, 2 orientam na preparação e calibração de instrumentos, 3 ensinam as técnicas de obtenção, separação e purificação de substâncias, 2 evidenciam a forma de determinação de propriedades das substâncias, 5 apresentam os princípios de Química Analítica, preparações de soluções padrão e padronização, 3 orientam para o estudo da reação química, 1 ao estudo da cinética química, 3 são destinadas ao estudo do equilíbrio químico, 1 ao estudo da termoquímica e 1 ao estudo da eletroquímica. A obra é apresentada em unidades didáticas, com execução prevista para períodos de 90 minutos, de forma a facilitar a preparação das atividades acadêmicas pelos docentes e a preparação prévia pelos discentes. Na introdução teórica de cada unidade, o texto prioriza a relação entre teoria e a prática a ser desenvolvida, de maneira que o aluno possa assimilar o conteúdo de forma interativa, e, ao mesmo tempo, facilita o trabalho do professor na exposição do conteúdo e do discente que já tem o conteúdo em mãos. Em quase todas as Unidades Didáticas existem um ou mais tópicos denominados de Detalhes, estes, têm o objetivo de esclarecer, detalhar ou aprofundar mais algum assunto da Unidade. Todas as Unidades Didáticas têm explicitada a parte dos exercícios. Na realidade os exercícios correspondem a uma atividade de fixação do conteúdo. A cada Unidade Didática acompanha uma página que se constitui no Relatório de Atividades, é o registro de dados medidos ou calculados ao longo do período de aula. Ao terminar a aula o Relatório de Atividades está pronto e deve ser entregue ao professor. Ele coleta poucas informações, mas, importantes, servem para despertar, no acadêmico, o interesse pelo registro de dados no laboratório.